quarta-feira, novembro 09, 2005

Epitáfio




Faça-se em mim a maior torre de martírio:
Fundada nos alicerces do meu peito,
Sobre as ruínas sem glória que o despedaçam,
Acessível por pontes de solidão
Sobre o vácuo fosso da ausência
Onde assentem os pilares de ilusão
Que a suportam
E que a fazem tombar
Nos sísmicos abalos de minha dor
Sobre os destroços do meu próprio ser
Outrora edifícios de um outro eu
Que já não existe
(Sequer quer existir)
Mas ensombra
Como um crucifixo bolorento
Que não faz milagres,
Mas condena o pecado
E aplica penas
(sem outro contraditório
Que não seja o da consciência)
Repetitivas,
Quase indecifráveis
Fórmulas ocas de absolvição…

Faça-se sobre mim uma torre de penas
Fundada nos alicerces do pecado-Amor
Censurado por quem lhe foge
Por quem o desconhece
(ou não…)
E assim comete maior pecado
Que é não usar o corpo
Em todos os mistérios
Do rito da criação.
Faça-se em mim a torre de um só pecado
A torre do pecado-Amor
Com janelas-nesgas de ilusão
E podem contruir claustros de dor
Frios e escuros do pior material.
Com sinos que dobrem finados
E angústias
E que num qualquer lugar
Abram uma cova
E me sepultem nela
Como fundação
De toda a construção
E a cubram com os restos
Da minha existência e meus pecados
E um breve epitáfio
Que diga:
“Aqui jaz aquele que amou”


FOTO:Cedar Mesa

3 Comments:

Blogger vero said...

Intenso...sofrido...(vivido?)...solitário...triste e ao mesmo tempo belo...
Bonito mas tão profundo e tão intensamente triste Billy...
"destroços do meu próprio ser/ outrora edifícios de um outro eu/Que já não existe/(Sequer quer existir)"...tão triste... :(
Beijinhos***

2:45 da manhã  
Blogger Maria Carvalho said...

Demasiado belo!! Adorei...Beijos

11:21 da manhã  
Blogger Maria said...

Aqui vai outro Epitáfio:
"Dispenso a pedra tumular mas
Se fizerem questão de me dar uma
Gostaria que nela escrito fosse:
Ele deu sugestões: nós
Aceitámo-las.
Uma tal inscrição
A todos honraria"

Bertolt Brecht

Outro tempo, outra poesia.
Para mim adoptaria aquela frase do Cesário Verde que está junto ao nome do meu blog.
"Se eu não morresse nunca e para sempre buscasse e conseguisse a perfeição das coisas!"

1:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Who Links Here Technorati Profile